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Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
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Guia explica tudo sobre o Ideb

07/09/2016

Veja como o indicador é calculado, os cuidados a observar nas comparações entre estados, municípios e escolas e sugestões de pautas

Quadro com metas no Ciep Glauber Rocha, no Rio
Agência Brasil
tenha em mente
- Ideb é dividido por etapas de ensino, geografia e esferas administrativas; veja como o índice é calculado e as metas de melhoria de qualidade determinadas pelo MEC
- Entenda quais comparações fazem sentido e conheça as críticas de especialistas aos rankings
- Indicador criado pelo Inep permite comparar escolas de acordo com a situação socioeconômica dos alunos
- Veja tabelas com séries históricas de dados nacionais e estaduais nos ensinos fundamental e médio
- O que não pode faltar na cobertura e dicas de enfoques complementares

 

Esta quinta-feira foi um dia de correria nas redações, com jornalistas de educação debruçados sobre planilhas e trocando opiniões com especialistas. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador da qualidade do ensino fundamental e médio no país.

 

Para ajudar você nessa cobertura de fôlego (que não se esgota com a divulgação dos dados), a Jeduca preparou um especial sobre o Ideb, que inclui o guia abaixo e artigos do criador do índice, Reynaldo Fernandes, e do jornalista Antônio Gois sobre cuidados a serem tomados para informar a sociedade de forma correta sobre a situação do nosso sistema educacional.  

 

Outro serviço bastante útil (e inovador) é o oferecido pela nossa editora pública, Marta Avancini. Profissional experiente, com passagem por veículos da grande imprensa e outros especializados em educação, Marta está a disposição de jornalistas de todo o país (associados da Jeduca ou não) para trocar ideias sobre dados e possíveis enfoques de reportagens, sem custo nenhum. Você pode procurá-la pelo e-mail editorpublico@jeduca.com.br ou pelo WhatsApp/telefone (19) 98800-1747.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUIA DO IDEB

 Jeduca (Associação dos Jornalistas de Educação)

2016 

 

 

 

 

 

1. O que é

 

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do MEC (Ministério da Educação), é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio, abrangendo as redes pública e privada.

 

De modo geral, podemos afirmar que o Ideb mostra em que medida os estudantes estão aprendendo e passando de ano. Faz isso de forma clara, numa escala de 0 a 10.

 

De um lado, o Ideb considera os resultados da Prova Brasil, nome pelo qual é conhecida a Anresc (Avaliação Nacional de Rendimento Escolar) e da Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica), isto é, as notas obtidas por estudantes em testes padronizados de português e matemática.

 

De outro, leva em conta o índice de aprovação. Ou seja, o porcentual de estudantes que passaram de ano, ao final do respectivo ano letivo, conforme divulgado pelo Censo Escolar.

 

O Ideb é resultado do cruzamento do desempenho (Prova Brasil/Aneb) com o rendimento escolar (aprovação).

 

É importante perceber que os componentes do Ideb estão entrelaçados. A variação de um afeta o peso do outro.

 

Para atingir patamares elevados na escala do Ideb, portanto, é preciso aumentar tanto o número de estudantes com notas boas quanto o de alunos aprovados. Em outras palavras, garantir aprendizagem e fluxo.

 

A lógica por trás do indicador é clara: não basta ter estudantes com notas altas, se o custo disso for a reprovação sistemática, impedindo que parcela significativa da juventude conclua a educação básica. Taxas elevadas de reprovação jogam o Ideb para baixo.

 

Tampouco é desejável a aprovação de estudantes sem o devido aprendizado, apenas com o intuito de elevar as taxas de conclusão de curso. Alunos despreparados tendem a ter fraco desempenho na Prova Brasil e na Aneb, com impacto negativo sobre o Ideb.

 

 

2. De qual Ideb estamos falando

 

 

Ao analisar os resultados do Ideb, devemos verificar de qual Ideb estamos falando. Isso porque o indicador é calculado para retratar separadamente a realidade de diferentes etapas do ensino, com variações geográficas e administrativas.

 

O Ideb mais abrangente é o do Brasil, que retrata a média nacional de cada etapa do ensino, consideradas todas as redes de ensino. Mas há também o Ideb do Brasil por rede, que sintetiza a média nacional numa rede de ensino específica, como as redes municipais ou a rede privada, por exemplo.

 

No outro extremo da escala geográfica, há o Ideb por escola, que apresenta a situação de um único estabelecimento de ensino. O Ideb por escola é calculado somente no ensino fundamental, para os anos iniciais e para os anos finais, exclusivamente em escolas municipais ou estaduais.

 

Além do Ideb do Brasil e do Ideb por escola, existem o Ideb por estado e o Ideb por município.

 

Vejamos o Ideb em suas diferentes abrangências:

 

Ideb por etapas de ensino

- Anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano)

- Anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano)

- Ensino médio

 

Ideb por dimensão geográfica

- Brasil

- Estados e Distrito Federal

- Municípios

- Escolas

 

Ideb por dependência administrativa

- Municipais

- Estaduais

- Pública

- Privada

- Total (média geral de todas as redes)

- Federal (disponível por escola; entra no cálculo da média da rede pública)

 

 

3. Como o Ideb é calculado

 

 

O Ideb é calculado a partir do cruzamento da taxa de aprovação com o desempenho escolar dos estudantes.

 

Exemplos:

 

- Numa escola cuja taxa de aprovação seja 0,9 e o desempenho escolar, 6, o Ideb será 5,4, na escala de 0 a 10.

 

Como calcular: 0,9 x 6 = 5,4.

 

- Numa escola cuja taxa de aprovação seja 0,8 e o desempenho escolar, 5, o Ideb será igual a 4, na escala de 0 a 10.

 

Como calcular: 0,8 x 5 = 4.

 

- Numa escola cuja taxa de aprovação seja 0,5 e o desempenho escolar, 4, o Ideb será 2, na escala de 0 a 10.

 

Como calcular: 0,5 x 4 = 2.

 

*     *     *

 

A taxa de aprovação corresponde à taxa média de aprovação de estudantes nas séries que compõem a etapa de ensino analisada. 

 

Assim, no cálculo do Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, a taxa de aprovação corresponderá à média das taxas de aprovação de estudantes nas turmas de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, num determinado ano letivo. 

 

No cálculo do Ideb dos anos finais do ensino fundamental, a taxa de aprovação corresponderá à média das taxas de aprovação de estudantes nas turmas de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, num determinado ano letivo.

 

No cálculo do Ideb do ensino médio, a taxa de aprovação corresponderá à média das taxas de aprovação de estudantes nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, num determinado ano letivo.

 

O desempenho escolar corresponde à nota média de português e matemática, padronizada numa escala de 0 a 10, de exames oficiais do Ministério da Educação.

 

No cálculo do Ideb para o Brasil, para os estados e para o Distrito Federal, o desempenho escolar leva em conta os resultados na Aneb, exame que avalia amostras de estudantes da rede pública e privada. Logo, o Ideb nacional e o Ideb por Estado, assim como o Ideb do DF, retratam a situação da rede pública e da rede privada. 

 

Já o cálculo do Ideb para os municípios e as escolas leva em conta os resultados na Prova Brasil, exame não amostral que avalia somente estudantes da rede pública. Logo, o Ideb municipal e o Ideb por escola retratam apenas a situação da rede pública. 

 

Tanto a Aneb quanto a Prova Brasil são testes aplicados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia vinculada ao MEC.

 

Ambos são realizados a cada dois anos. Avaliam a aprendizagem das turmas do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º do ensino médio.

 

 

4. Histórico

 

 

O Ideb foi lançado em 2007 pelo MEC, dando sequência a uma trajetória de avaliação do ensino básico iniciada em 1990.

 

Como já vimos, o Ideb se baseia nas taxas de aprovação de alunos e nos resultados da Prova Brasil e da Aneb. 

 

A primeira edição da Aneb ocorreu em 1990. Realizado por amostragem, o exame avalia conhecimentos de português e matemática em escolas urbanas e rurais, da rede pública e privada, em todo o Brasil.

 

Só em 1995, porém, é que o Inep adotou metodologia que permite a comparação de resultados de diferentes edições do exame. É a chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), que pré-testa as questões, garantindo que cada prova tenha o mesmo grau de dificuldade.

 

Assim, a série histórica comparável de dados da Aneb teve início em 1995.

 

Em 2005, houve um novo avanço: o Inep criou a Prova Brasil, ou Anresc. 

 

Diferentemente da Aneb, a Prova Brasil não é amostral, sendo aplicada em escolas municipais, estaduais e federais com 20 ou mais estudantes matriculados nas séries avaliadas: 5º ano e 9º ano do ensino fundamental. 

 

A Prova Brasil não é aplicada em nenhuma turma de ensino médio nem em escolas privadas de ensino fundamental. É por isso que o Ideb por escola só pode ser calculado para estabelecimentos de ensino fundamental da rede pública.

 

 

5. Resultados e metas

 

 

O MEC estabeleceu a meta de que o Brasil (rede pública e privada) atinja 6 na escala do Ideb (0 a 10).

 

De acordo com o ministério, tal pontuação corresponde ao nível médio de desempenho dos estudantes dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) no Pisa (sigla em inglês do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

 

O Pisa é um exame de leitura, matemática e ciências aplicado a alunos de 15 anos, a cada dois anos, pela OCDE, entidade que reúne países desenvolvidos e nações convidadas. O Brasil participa do Pisa e costuma ficar entre os últimos colocados.

 

O MEC definiu que a meta deverá ser alcançada primeiramente no segmento dos anos iniciais do ensino fundamental. O prazo para isso vai até 2021.

 

A escolha de 2021 não foi aleatória. Como os resultados do Ideb de 2021 só serão conhecidos em 2022, a ideia foi fazer coincidir a conquista da meta com a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, ocorrida em 1822.

 

Para os anos finais do ensino fundamental, o cronograma estabelecido pelo MEC estipula que a meta de Ideb 6 deverá ser atingida em 2025. Para o ensino médio, o prazo é ainda mais longo: vai até 2028.

 

A premissa é que é mais fácil ­– ou melhor, menos difícil – melhorar o desempenho e o rendimento escolar das crianças. Não à toa, o Ideb brasileiro é mais alto nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

Além disso, o ritmo de avanço no Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental não tem se repetido, em escala nacional, no Ideb dos anos finais. Menos ainda no do ensino médio, como mostra a Tabela 1.

 

 

Tabela 1

 

Ideb Brasil - Total

 

 

 

 

 

 

2005

2007

2009

2011

2013

Anos iniciais do ensino fundamental

3,8

4,2

4,6

5

5,2

Anos finais do ensino fundamental

3,5

3,8

4

4,1

4,2

Ensino Médio

3,4

3,5

3,6

3,7

3,7

 

 

 

 

 

 

Fonte: Inep.

 

 

 

 

 

 

 

A série histórica do Ideb já tem seis edições: 2005, 2007, 2009, 2011, 2013 e a última, de 2015, divulgada pelo Inep na quinta-feira (08/09).

 

Tamanho volume de dados permite identificar tendências da educação brasileira na última década, bem como apontar gargalos e desafios.

 

O detalhamento das informações possibilita ainda analisar a situação das escolas, dos municípios, dos estados e do Distrito Federal.estados 

 

A cada nova edição, o Ideb revela uma fotografia da educação no país. Como um filme, a série histórica mostra o desenrolar da trama, registrando avanços, estagnação e retrocessos.

 

A meta estabelecida pelo Inep é que o Brasil atinja, na média nacional, a pontuação 6 até 2021, nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

O Inep definiu também metas intermediárias para cada dois anos. Assim, entre o Ideb de 2005 e o de 2021, foram fixadas metas intermediárias para as edições do Ideb de 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019.

 

As metas intermediárias foram calculadas separadamente para cada estado, para o Distrito Federal, para cada município e para cada escola, de maneira que o conjunto geral do país consiga chegar à média 6.

 

As metas intermediárias são diferenciadas porque cada ente federativo e cada escola partiu de um ponto distinto em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez.

 

O cronograma de metas intermediárias prevê que, em 2021, quando a média nacional atingir 6, haverá estados, municípios e escolas com resultados acima de 6 e outros abaixo. A média nacional, contudo, será 6.

 

O mesmo vale para os anos finais do ensino fundamental, cuja meta deverá ser atingida em 2025 e para o ensino médio, cujo prazo para isso é 2028. As metas intermediárias permitem saber se o ritmo de evolução do Ideb está dentro do previsto para que o país atinja, no prazo, o Ideb 6. A Tabela 2 mostra as metas intermediárias para o Ideb do Brasil:

 

 

Tabela 2

 

Metas intermediárias do Ideb até 2021

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasil

2007

2009

2011

2013

2015

2017

2019

2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anos iniciais do ensino fundamental

3,9

4,2

4,6

4,9

5,2

5,5

5,7

6,0

Anos finais do ensino fundamental

3,5

3,7

3,9

4,4

4,7

5,0

5,2

5,5

Ensino médio

3,4

3,5

3,7

3,9

4,3

4,7

5,0

5,2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Inep.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de passar para o próximo tópico, cabe fazer um alerta: é preciso ter cuidado ao comparar a evolução do Ideb e da Prova Brasil de 2005 a 2015. Só na edição de 2009 passaram a ser avaliados os anos finais (8º e 9º anos) do ensino fundamental de escolas públicas rurais que atendiam ao número mínimo exigido de alunos matriculados. Por isso, na comparação da série histórica o jornalista deve levar em conta escolas ou redes de ensino que participaram de todas as edições. Até porque estudos demonstram que as escolas rurais tendem a ter desempenho mais baixo que as urbanas. 

 

 

6. Onde achar resultados e informações do Ideb

 

 

Informações, notas técnicas, resultados e metas do Ideb estão disponíveis na página do Inep na internet: www.inep.gov .

 

Escolha a opção "Portal do Ideb" e, logo na página de abertura, clique em "Educação Básica" (na barra vermelha à esquerda). Em seguida, clique em "Ideb".

 

Para ir direto ao Portal do Ideb, o endereço é: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/portal-ideb

 

O sistema de consulta aos resultados do Ideb está disponível em:

http://ideb.inep.gov.br

 

Há também uma opção para download de planilhas com resultados e metas: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/planilhas-para-download

 

Os resultados do Ideb por escola, com informações socioeconômicas, administrativas e de infraestrutura de cada estabelecimento estão disponíveis em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/consulta-publica

 

A organização não governamental Todos pela Educação disponibiliza os resultados do Ideb em sua página na internet, em formato amigável, com a opção de baixar os dados em planilhas eletrônicas: http://www.todospelaeducacao.org.br/indicadores/

 

 

7. Reportagens que podemos fazer com o Ideb

 

 

O Ideb é uma fonte quase inesgotável de pautas, dada a quantidade e a variedade dos resultados divulgados a cada dois anos pelo MEC.

 

Listamos abaixo possíveis enfoques e abordagens para a produção de reportagens a partir dos resultados do Ideb. 

 

Nem de longe temos a pretensão de esgotar as possibilidades de pautas. Mesmo se tentássemos, a criatividade dos jornalistas e a riqueza de informações do Ideb tornariam a missão impossível.

 

7.1 Divulgação dos resultados

 

A cada nova edição, os resultados do Ideb suscitam uma questão: o índice melhorou, piorou ou permaneceu igual ao da edição anterior?

 

A pergunta vale para as três etapas avaliadas: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais e ensino médio. Vale também para os diferentes níveis geográficos ­– Brasil, unidades da federação (UF) e municípios –, assim como para as distintas redes: municipal, estadual, pública (média das redes municipais, estaduais, do DF e federal), privada e total (média de todas as redes).

 

O resultado mais abrangente e, por isso mesmo, o que reflete a situação mais geral do território analisado, é o chamado Ideb total, que sintetiza o desempenho conjunto da redes pública e privada.

 

Noticiar os resultados gerais do Ideb é o que podemos chamar de tarefa obrigatória do jornalista no dia da divulgação dos resultados do Ideb.

 

A cobertura deve abordar também outros aspectos: as metas intermediárias do Ideb para o respectivo biênio foram atingidas nas três etapas de ensino avaliadas? Considerada a série histórica do Ideb, os novos resultados mostram que a tendência é de melhora, piora ou estagnação? Trata-se do mais baixo Ideb da série histórica?

 

É interessante verificar ainda se o resultado mais recente do Ideb está acima ou abaixo do resultado mais antigo. Caso esteja abaixo ou igual, será possível afirmar que tantos anos se passaram sem que o desenvolvimento do ensino avançasse em relação ao ponto de partida. Cabe observar também se os novos resultados estão próximos, distantes ou se já ultrapassaram a marca de 6 pontos, na escala de 0 a 10, isto é, se a meta almejada pelo Ministério da Educação já foi atingida. Isso vale para análises sobre o Brasil, as unidades da federação, os municípios e as próprias escolas.

  

7.2 Rankings

 

Criticados por educadores (ver o item 8 deste guia, "Limites do Ideb"), os rankings permitem comparar resultados das 27 unidades da federação, dos municípios e das escolas.

 

São de fácil compreensão pelos leitores, ouvintes e telespectadores. Podem também servir de ponto de partida para reportagens aprofundadas sobre como e por que determinadas escolas, cidades e unidades da federação estão à frente ou atrás das demais.

 

Com o auxílio de uma planilha eletrônica, basta ordenar os resultados para identificar qual UF, município ou escola teve o melhor e o pior Ideb. Os rankings são feitos separadamente por etapa de ensino, unidade geográfica e dependência administrativa (total, rede pública, redes municipais, redes estaduais, rede privada).

 

É interessante também comparar os rankings de diferentes edições do Ideb. Assim, uma UF pode ter o Ideb mais alto do país em determinado ano e perder posições, na edição seguinte do Ideb. Ou vice-versa.

 

A comparação pode mostrar ainda que determinada UF, mesmo tendo melhorado seu Ideb, fez isso em ritmo mais lento que as demais. Assim, apesar do aumento do Ideb, terá uma posição pior no ranking.

 

Os rankings estaduais podem ser feitos com base tanto no Ideb total (média de todas as redes de ensino) quanto no Ideb por rede específica. No caso do ensino médio, por exemplo, cerca de oito em cada dez matrículas ocorrem nas redes estaduais. Logo, um ranking do Ideb do ensino médio nas redes estaduais jogará luz sobre a gestão do ensino nos governos estaduais e do DF.

 

Cuidado, porém, com análises e conclusões simplistas. A educação é um processo complexo, cuja compreensão vai além de um único indicador, como o Ideb.

 

Os rankings municipais dispõem apenas de Ideb referente ao ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), por rede pública, rede municipal, rede estadual ou rede federal. É que o Ideb dos municípios, como já vimos, é calculado com base na Prova Brasil, que só avalia o ensino fundamental de escolas públicas.

 

Rankings com foco nas redes municipais mostram o desempenho dos sistemas de ensino sob responsabilidade direta das prefeituras. Isso é especialmente válido para os anos iniciais do ensino fundamental, cuja gestão cabe diretamente aos municípios.

 

Os rankings podem abranger cidades de todo o país ou ficar restritos aos municípios de um determinado estado ou região. Outra comparação possível é a das capitais estaduais, assim como a de municípios por faixa populacional (até 20 mil habitantes, mais de 500 mil habitantes, etc.)

 

De novo, vale verificar a variação nas posições dos rankings municipais, de uma edição para outra do Ideb.

 

A exemplo dos municípios, os rankings por escola são restritos a estabelecimentos da rede pública de ensino fundamental. É que o Ideb por escola não é calculado para estabelecimentos de ensino médio nem para escolas privadas.

 

O Inep criou o Inse (Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas), que classifica os estabelecimentos de ensino conforme o poder aquisitivo e as condições materiais de vida dos alunos, a fim de apontar desigualdades que extrapolam a educação. A justificativa é que tais desigualdades podem explicar disparidades no Ideb das escolas.

 

A existência do Inse abre a possibilidade de elaboração de rankings restritos a escolas da mesma faixa socioeconômica. Desse modo, os rankings de escolas poderão levar em conta também o contexto socioeconômico dos estudantes, fator que, segundo especialistas, influencia diretamente o desempenho escolar. A ênfase em rankings na cobertura jornalística do Ideb é criticada por educadores (ver o item 8 deste guia, "Limites do Ideb").

 

7.3 Ideb e eleições

 

O Ideb pode contribuir com o debate eleitoral. Em outubro de 2016, teremos eleições para prefeito nos 5.570 municípios brasileiros.

 

Além dos rankings tradicionais que mostram a posição de cada município em relação aos demais, é possível verificar quais cidades tiveram maior crescimento no Ideb, em determinado período. Para isso, basta comparar o Ideb de dois, quatro, seis, oito ou dez anos atrás, observando a variação do indicador no período analisado.

 

Atenção: o fato de uma política educacional não gerar efeitos positivos no Ideb, no curto prazo, não quer dizer que essa política seja ruim. O jornalista deve usar os rankings e as variações do Ideb como ponto de partida para ouvir especialistas, gestores e educadores, de modo a aprofundar o debate e a compreensão sobre o assunto (ver o item 8 deste guia, "Limites do Ideb").

 

7.4 O que faz o Ideb subir (ou cair)

 

Desempenho ou aprovação? Uma vez que o Ideb é resultado do cruzamento das taxas de aprovação com as notas em exames padronizados de português e matemática (Prova Brasil/Aneb), podemos verificar qual desses fatores pesou mais para a elevação ou para a queda do Ideb no plano nacional, estadual, municipal ou mesmo em uma única escola.

 

Se o Ideb de determinada rede municipal subiu 0,5 ponto, isto é de 4,5 para 5, podemos indagar o que provocou o aumento: o melhor desempenho dos alunos na Prova Brasil, o aumento da taxa de aprovação ou ambos?

 

Nos casos em que tiver ocorrido melhora em ambos os componentes do Ideb, podemos identificar o peso de cada um. Com isso, poderemos mostrar que a melhora ou piora do Ideb foi causada mais pela aprovação de alunos do que pela melhora nas notas. Ou vice-versa.

 

7.5 Boas práticas

 

Podemos mostrar como funcionam e o que fazem as escolas e as redes de ensino com Ideb acima de 6, na escala de 0 a 10.

 

7.6 Sucesso em meio a adversidades

 

Podemos selecionar escolas que atingiram níveis elevados do Ideb, apesar das condições socioeconômicas desfavoráveis de seus estudantes. É o caso, por exemplo, de escolas com maioria de alunos beneficiários do Bolsa Família que venham a se destacar no Ideb. A criação do Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas facilita a tarefa, uma vez que indica, por meio de critérios adotados pelo próprio Inep, quais as escolas com alunado em pior situação socioeconômica. Em 2012, antes da criação do Inse, o jornal O Globo publicou série de reportagens concebida sob esse enfoque, com o título "Aula de excelência na pobreza". A série venceu o Prêmio Esso de Educação daquele ano.

 

8. Limites do Ideb

 

A exemplo de outros indicadores, o Ideb faz a síntese de um fenômeno extremamente complexo, a educação. É natural, portanto, que tenha limitações. Estar ciente delas ajuda os jornalistas a produzirem reportagens mais esclarecedoras.

 

Uma das limitações do Ideb tem origem nos conteúdos avaliados pela Prova Brasil e pela Aneb: português e matemática. Embora sejam disciplinas estruturantes do conhecimento, é evidente que a grade curricular das escolas contempla outras áreas que acabam ficando de fora do Ideb. O exame internacional Pisa, por exemplo, inclui na prova conteúdos de ciências.

 

A maior lacuna do Ideb, porém, é que o indicador desconsidera o contexto socioeconômico dos estudantes, ou seja, a formação que os alunos já trazem de casa quando chegam à escola. Especialistas afirmam que a escolaridade dos pais, o acesso à pré-escola, a existência de livros em casa e a quantidade de estímulos cognitivos a que as crianças são expostas nos primeiros anos de vida fazem muita diferença no desempenho escolar.

 

Assim, ao compararmos o Ideb de escolas com perfis distintos de alunos – uma escola de periferia e outra de bairro nobre, por exemplo –, é muito provável que encontremos resultados diferentes. Mas é possível que boa parte dessa distância não se deva ao fato de uma escola oferecer ensino melhor que a outra. Tudo indica que a explicação, nesse caso, possa estar no contexto socioeconômico dos estudantes.

 

Foi pensando nisso que o Inep criou o Inse, em 2014. O novo indicador utiliza informações prestadas pelos próprios alunos, nos questionários socioeconômicos da Prova Brasil e de outras avaliações oficiais. São dados como o número de aparelhos de TV, banheiros e quartos na residência do aluno; sobre a contratação de empregada(o) diarista ou mensalista e de TV por assinatura; e sobre a escolaridade dos pais e a renda mensal familiar.

 

O Inse é calculado com base na situação relatada pelos alunos. Há sete níveis: muito baixo, baixo, médio baixo, médio, médio alto, alto e muito alto. A criação do indicador buscou dar subsídios para a comparação do desenvolvimento escolar em colégios com contextos socioeconômicos distintos.

 

Está claro que é injusto comparar uma escola que atenda alunos de Inse alto com uma que atenda alunos de Inse baixo. O motivo é simples: a diferença entre elas é explicada muito mais pelo perfil dos alunos que atendem, e não pelo que acontece de bom ou ruim em sala de aula. Por isso, as comparações do Ideb entre escolas (ou mesmo entre municípios) têm maior precisão quando analisamos escolas ou redes com perfis semelhantes de alunos. 

 

Educadores e gestores também costumam criticar a ênfase dada aos rankings na cobertura jornalística do Ideb. Dizem que a leitura que os meios de comunicação fazem dos rankings seria injusta, por focar exclusivamente nos resultados do Ideb, ignorando disparidades com origem fora das escolas. O argumento é que um colégio de periferia que recebe alunos de famílias de baixa renda e pouca escolaridade terá que superar dificuldades muito maiores que as de uma escola frequentada por crianças e adolescentes de classe média.

 

Apesar das críticas, é importante lembrar que os rankings têm alto poder de síntese e ajudam a disseminar informações a um público leigo e mais amplo que nem sempre acompanha o noticiário sobre educação. Contextualizar as informações e aprofundar as análises são tarefas – e desafios – para os jornalistas.

 

9. Tabelas

 

A Tabela 1 mostra o Ideb do Brasil, por rede, nas três etapas de ensino avaliadas (anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio), de 2005 a 2013.

 

Tabela 1

Ideb – Brasil

 

 

 

 

 

 

2005

2007

2009

2011

2013

Anos iniciais do ensino fundamental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total

3,8

4,2

4,6

5

5,2

Estadual

3,9

4,3

4,9

5,1

5,4

Municipal

3,4

4

4,4

4,7

4,9

Pública

3,6

4

4,4

4,7

4,9

Privada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anos finais do ensino fundamental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total

3,5

3,8

4

4,1

4,2

Estadual

3,3

3,6

3,8

3,9

4

Municipal

3,1

3,4

3,6

3,8

3,8

Pública

3,2

3,5

3,7

3,9

4

Privada

5,8

5,8

5,9

6

5,9

 

 

 

 

 

 

Ensino médio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total

3,4

3,5

3,6

3,7

3,7

Estadual

3

3,2

3,4

3,4

3,4

Pública

3,1

3,2

3,4

3,4

3,4

Privada

5,6

5,6

5,6

5,7

5,4

Fonte: Inep.

 

 

 

 

 

 

A Tabela 2 mostra o Ideb total dos estados e do Distrito Federal, nos anos iniciais do ensino fundamental, ordenado pelos resultados de 2013.

 

Tabela 2

 

Ideb por estado e DF – Total (rede pública e privada)

 

 

 

 

 

Anos iniciais do ensino fundamental

2005

2007

2009

2011

2013

 

 

 

 

 

 

Minas Gerais

4,7

4,7

5,6

5,9

6,1

São Paulo

4,7

5

5,5

5,6

6,1

Santa Catarina

4,4

4,9

5,2

5,8

6

Paraná

4,6

5

5,4

5,6

5,9

Distrito Federal

4,8

5

5,6

5,7

5,9

Goiás

4,1

4,3

4,9

5,3

5,7

Rio Grande do Sul

4,3

4,6

4,9

5,1

5,6

Espírito Santo

4,2

4,6

5,1

5,2

5,4

Mato Grosso

3,6

4,4

4,9

5,1

5,3

Rondônia

3,6

4

4,3

4,7

5,2

Ceará

3,2

3,8

4,4

4,9

5,2

Rio de Janeiro

4,3

4,4

4,7

5,1

5,2

Mato Grosso do Sul

3,6

4,3

4,6

5,1

5,2

Acre

3,4

3,8

4,3

4,6

5,1

Tocantins

3,5

4,1

4,5

4,9

5,1

Roraima

3,7

4,1

4,3

4,7

5

Amazonas

3,1

3,6

3,9

4,3

4,7

Pernambuco

3,2

3,6

4,1

4,3

4,7

Piauí

2,8

3,5

4

4,4

4,5

Paraíba

3

3,4

3,9

4,3

4,5

Rio Grande do Norte

2,7

3,4

3,9

4,1

4,4

Sergipe

3

3,4

3,8

4,1

4,4

Bahia

2,7

3,4

3,8

4,2

4,3

Maranhão

2,9

3,7

3,9

4,1

4,1

Alagoas

2,5

3,3

3,7

3,8

4,1

Pará

2,8

3,1

3,6

4,2

4

Amapá

3,2

3,4

3,8

4,1

4

Fonte: Todos pela Educação.

 

 

 

 

 

 

A Tabela 3 mostra o Ideb total dos estados e do Distrito Federal, nos anos finais do ensino fundamental, ordenado pelos resultados de 2013.

 

Tabela 3

 

Ideb por estado e DF – Total (rede pública e privada)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anos finais do ensino fundamental

2005

2007

2009

2011

2013

 

 

 

 

 

 

Minas Gerais

3,8

4

4,3

4,6

4,8

São Paulo

4,2

4,3

4,5

4,7

4,7

Goiás

3,5

3,8

4

4,2

4,7

Santa Catarina

4,3

4,3

4,5

4,9

4,5

Acre

3,5

3,8

4,1

4,2

4,4

Ceará

3,1

3,5

3,9

4,2

4,4

Mato Grosso

3,1

3,8

4,3

4,5

4,4

Distrito Federal

3,8

4

4,4

4,4

4,4

Rio de Janeiro

3,6

3,8

3,8

4,2

4,3

Paraná

3,6

4,2

4,3

4,3

4,3

Espírito Santo

3,8

4

4,1

4,2

4,2

Rio Grande do Sul

3,8

3,9

4,1

4,1

4,2

Mato Grosso do Sul

3,4

3,9

4,1

4

4,1

Piauí

3,1

3,5

3,8

4

4

Rondônia

3,4

3,4

3,5

3,7

3,9

Amazonas

2,7

3,3

3,5

3,8

3,9

Tocantins

3,4

3,7

3,9

4,1

3,9

Pernambuco

2,7

2,9

3,4

3,5

3,8

Roraima

3,4

3,7

3,7

3,7

3,7

Pará

3,3

3,3

3,4

3,7

3,6

Amapá

3,5

3,5

3,6

3,7

3,6

Maranhão

3

3,3

3,6

3,6

3,6

Rio Grande do Norte

2,8

3,1

3,3

3,4

3,6

Paraíba

2,7

3

3,2

3,4

3,5

Bahia

2,8

3

3,1

3,3

3,4

Sergipe

3

3,1

3,2

3,3

3,2

Alagoas

2,4

2,7

2,9

2,9

3,1

Fonte: Todos pela Educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 A Tabela 4 mostra o Ideb total dos estados e do Distrito Federal, no ensino médio, ordenado pelos resultados de 2013.

 

Tabela 4

 

Ideb por estado e DF - Total (rede pública e privada)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensino médio

2005

2007

2009

2011

2013

 

 

 

 

 

 

São Paulo

3,6

3,9

3,9

4,1

4,1

Goiás

3,2

3,1

3,4

3,8

4

Distrito Federal

3,6

4

3,8

3,8

4

Rio de Janeiro

3,3

3,2

3,3

3,7

4

Santa Catarina

3,8

4

4,1

4,3

4

Rio Grande do Sul

3,7

3,7

3,9

3,7

3,9

Pernambuco

3

3

3,3

3,4

3,8

Minas Gerais

3,8

3,8

3,9

3,9

3,8

Espírito Santo

3,8

3,6

3,8

3,6

3,8

Paraná

3,6

4

4,2

4

3,8

Brasil

3,4

3,5

3,6

3,7

3,7

Rondônia

3,2

3,2

3,7

3,7

3,6

Mato Grosso do Sul

3,3

3,8

3,8

3,8

3,6

Ceará

3,3

3,4

3,6

3,7

3,6

Roraima

3,5

3,5

3,4

3,6

3,4

Acre

3,2

3,5

3,5

3,4

3,4

Tocantins

3,1

3,2

3,4

3,6

3,3

Piauí

2,9

2,9

3

3,2

3,3

Paraíba

3

3,2

3,4

3,3

3,3

Amazonas

2,4

2,9

3,3

3,5

3,2

Sergipe

3,3

2,9

3,2

3,2

3,2

Rio Grande do Norte

2,9

2,9

3,1

3,1

3,1

Amapá

2,9

2,8

3,1

3,1

3

Maranhão

2,7

3

3,2

3,1

3

Alagoas

3

2,9

3,1

2,9

3

Bahia

2,9

3

3,3

3,2

3

Mato Grosso

3,1

3,2

3,2

3,3

3

Pará

2,8

2,7

3,1

2,8

2,9

Fonte: Todos pela Educação.

 

 

 

 

 

 

A Tabela 5 mostra o Ideb das redes estaduais e do Distrito Federal, no ensino médio, por unidade da federação (UF), de 2005 a 2013, ordenado pelos resultados de 2013.

 

Tabela 5

Ideb por UF

 

 

 

 

 

Ensino médio – Redes estaduais e do DF

 

 

 

 

 

UF

2005

2007

2009

2011

2013

Goiás

2,9

2,8

3,1

3,6

3,8

São Paulo

3,3

3,4

3,6

3,9

3,7

Rio Grande do Sul

3,4

3,4

3,6

3,4

3,7

Pernambuco

2,7

2,7

3

3,1

3,6

Minas Gerais

3,4

3,5

3,6

3,7

3,6

Rio de Janeiro

2,8

2,8

2,8

3,2

3,6

Santa Catarina

3,5

3,8

3,7

4

3,6

Rondônia

3

3,1

3,7

3,3

3,4

Espírito Santo

3,1

3,2

3,4

3,3

3,4

Paraná

3,3

3,7

3,9

3,7

3,4

Mato Grosso do Sul

2,8

3,4

3,5

3,5

3,4

Acre

3

3,3

3,5

3,3

3,3

Ceará

3

3,1

3,4

3,4

3,3

Distrito Federal

3

3,2

3,2

3,1

3,3

Roraima

3,2

3,1

3,5

3,5

3,2

Tocantins

2,9

3,1

3,3

3,5

3,2

Amazonas

2,3

2,8

3,2

3,4

3

Piauí

2,3

2,5

2,7

2,9

3

Paraíba

2,6

2,9

3

2,9

3

Amapá

2,7

2,7

2,8

3

2,9

Maranhão

2,4

2,8

3

3

2,8

Sergipe

2,8

2,6

2,9

2,9

2,8

Bahia

2,7

2,8

3,1

3

2,8

Pará

2,6

2,3

3

2,8

2,7

Rio Grande do Norte

2,6

2,6

2,8

2,8

2,7

Mato Grosso

2,6

3

2,9

3,1

2,7

Alagoas

2,8

2,6

2,8

2,6

2,6

Fonte: Todos pela Educação.

 

 

 

 

 

  

A Tabela 6 mostra o Ideb das redes municipais, nas capitais, nos anos iniciais do ensino fundamental, de 2005 a 2013, ordenado pelos resultados de 2013.

 

Tabela 6

Ideb das capitais –

Rede municipal

 

 

 

 

 

Anos iniciais do ensino fundamental

 

 

 

 

 

 

2005

2007

2009

2011

2013

Florianópolis

4,2

5

5,2

6

6,1

Curitiba

4,7

5,1

5,7

5,8

5,9

Palmas

3,8

4,4

5,6

5,8

5,8

Belo Horizonte

4,6

4,4

5,3

5,6

5,7

Rio Branco

4,1

4,4

5

4,8

5,5

Campo Grande

4,2

5,1

5,2

5,8

5,4

Goiânia

3,9

4,2

5,1

5,3

5,4

Boa Vista

3,9

4,4

4,7

5

5,3

Rio de Janeiro

4,2

4,5

5,1

5,4

5,3

Cuiabá

3,7

4,1

4,5

4,8

5,1

Teresina

4,2

4,4

5,2

5,2

5

Vitória

4,1

4,2

4,8

5

5

Manaus

3,5

3,5

3,5

4,1

4,6

Fortaleza

3,2

3,4

3,9

4,2

4,6

João Pessoa

2,9

3,5

4

4,6

4,5

Porto Alegre

3,6

3,9

4,1

4,4

4,5

Porto Velho

3,5

3,8

4,1

4,2

4,4

Natal

3,3

3,7

3,7

4

4,3

Recife

3,2

3,8

4,1

4,1

4,3

Belém

3

3,4

3,9

4,4

4,1

Macapá

3,4

3,5

4

4

4,1

Sao Luís

3,6

4

4,3

4,2

4,1

Maceió

3,1

3,6

3,8

3,8

4,1

Aracaju

2,9

3,3

3,5

3,6

4,1

Salvador

2,8

3,8

3,7

4

4

São Paulo

4,1

4,3

4,7

4,8

Não divulga-do

Fonte: Todos pela Educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

apoiadores
Itau Social
Itau
Instituto C&A 25 anos
Telefonica Fundação / Vivo
Fundação Lemann
CENPEC
Campanha Nacional pelo direito à educação
Parto Lauand
Todos pela educação
Instituto Ayrton Senna
Instituto Unibanco
Fundação Roberto Marinho
OEI
ABRAJI
Cooperação reperesentação do Brasil
JeffreyGroup
primeira pessoa