A ASSOCIAÇÃO
PRIMEIRA PESSOA
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Inep atende Jeduca e divulga com embargo Enem por escola e censo

29/09/2016

Após mobilização da associação, jornalistas receberam dados do Enem por escola na 6ª-feira (30), para publicação na 3ª (4); os do Censo da Educação Superior saem na 3ª-feira (4) para publicação na 5ª (6)

Jeduca tinha criticado divulgação do Ideb
Agência Brasil

Atendendo a reivindicação da Jeduca, o Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais) concordou em divulgar com embargo para a dados do Enem por escola e do Censo da Educação Superior. A imprensa teve acesso aos dados do Enem por escola na sexta-feira (30/09). A divulgação oficial será feita na terça (4). Já os dados do ensino superior serão liberados com embargo na terça (4), para publicação na quinta (6). 

A diretoria da Jeduca foi recebida na quarta-feira (28) em Brasília pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Obteve das autoridades o compromisso de que as próximas divulgações de pesquisas que envolvem grande volume de dados sejam feitas com embargo, prática que permite que os jornalistas tenham mais tempo para analisar as informações antes de publicá-las.

Os interessados em receber o material antecipadamente devem procurar o Inep por e-mail (imprensa@inep.gov.br). A Jeduca não discutiu regras específicas do embargo, definição que cabe ao Inep, mas reforça a importância de todos os jornalistas que tiverem acesso prévio aos dados se comprometerem a respeitar a data de publicação. É praxe em organizações nacionais e internacionais excluir de divulgações futuras veículos que desrespeitem embargos. Da parte da Jeduca, informamos que associados que não observarem as normas poderão ser excluídos dos nossos quadros.

A Jeduca acredita que ter acesso aos dados com antecedência vai ajudar os jornalistas a explorarem melhor as informações e a produzirem conteúdos de qualidade. A corrida contra o relógio na divulgação do Ideb, no dia 8 deste mês, deixou claro que é preciso mais tempo e análise quando se trata de educação.


Na ocasião, a Jeduca divulgou uma nota criticando o MEC por não liberar previamente as informações sobre o Ideb para os jornalistas. A nota recebeu apoio de educadores e jornalistas não-especializados em educação.

 

apoiadores
Itau Social
Itau
Instituto C&A 25 anos
Telefonica Fundação / Vivo
Fundação Lemann
CENPEC
Campanha Nacional pelo direito à educação
Parto Lauand
Todos pela educação
Instituto Ayrton Senna
Instituto Unibanco
Fundação Roberto Marinho
OEI
ABRAJI
Cooperação reperesentação do Brasil
JeffreyGroup
primeira pessoa