A ASSOCIAÇÃO
PRIMEIRA PESSOA
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
a associação

A cobertura da educação pode ser diferente: a colaboração da Jeduca

O QUE SOMOS

Uma associação criada por jornalistas que cobrem educação, para apoiar colegas que trabalham com o tema
(todos os dias ou de vez em quando).

Jeduca | Uma associação criada por jornalistas que cobrem educação, para apoiar colegas que trabalham com o tema
O QUE FAZEMOS

Materiais que auxiliem os jornalistas na cobertura dos diversos temas dentro da área. São guias, reportagens e bastidores de matérias, entre outras coisas. Tudo disponível para qualquer um que se interessar. A Jeduca também tem o editora pública, profissional experiente que está disponível para ajudar, gratuitamente, repórteres do país todo em suas apurações.
A Jeduca oferece ainda uma rede com os jornalistas de educação, para troca de ideias e de informações. Em breve, haverá também cursos de formação para profissionais já em atividade e para estudantes de jornalismo.

Clique aqui para conhecer nosso estatuto.
POR QUE FAZEMOS

A educação é um tema prioritário para o país, mas ainda não tem na mídia a mesma atenção que recebem política, economia e esportes, por exemplo. Além disso, parte da cobertura é feita por profissionais com pouca experiência no tema. A Jeduca visa mitigar essas dificuldades.
DO QUE NÃO ABRIMOS MÃO

Da pluralidade de opiniões nos nossos materiais e nas discussões. E da independência.
transparência
COMO NOS MANTEMOS

Recebemos apoio financeiro e técnico de instituições privadas que atuam em educação e em jornalismo.
Os associados também são chamados a darem uma pequena contribuição financeira. Tudo que é arrecadado é investido na própria associação (a diretoria não é remunerada).
O QUE NÃO FAZEMOS

A Jeduca não tem como função se envolver em campanha em favor de alguma corrente de pensamento ou se posicionar sobre debates educacionais. Nosso compromisso é levar o máximo de informação possível ao nosso público, ajudando assim a qualificar a cobertura do tema, em qualquer meio de comunicação.
A Jeduca vai se posicionar apenas quando entender que o ambiente para o trabalho do jornalista de educação esteja prejudicando a cobertura do tema. É o caso, por exemplo, da dificuldade no acesso a dados públicos ou proibição para que professores de escolas públicas sejam entrevistados.
reunião embrionária do Jeduca
reunião embrionária
quem pode participar
como apoiar
Os materiais de consulta podem ser acessados por qualquer pessoa, no nosso portal e nas redes sociais.
Mas a Jeduca tem também uma face restrita aos associados. Somente eles poderão estar na rede de discussão. Para se associar, é preciso ser jornalista ou professor/estudante de jornalismo.
transparência
Financeiramente, a associação se mantém primordialmente com doações de instituições.

Se você se interessa em apoiar a Jeduca, por favor entre em contato pelo e-mail:

contato@jeduca.com.br
primeiro encontro do Jeduca
primeiro encontro
diretoria
Antônio Gois
Presidente

Antônio Gois é é colunista de educação do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e reporter do Canal Futura. Cobre o tema desde 1996. Começou no jornal O DIA, trabalhou por 12 anos na Folha de S. Paulo e mais três no Globo. Em 2010 e 2011, foi bolsista do programa Knight Wallace Follows na Universidade de Michigan, onde estudou avaliação educacional. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, sempre com reportagens sobre educação.
Fábio Takahashi
Vice-presidente

Fábio Takahashi cobre educação desde 2003, na Folha de S. Paulo. Começou como repórter e, desde fevereiro de 2016, acumula a cobertura do tema com o posto de editor-adjunto de Treinamento. No jornal, também participa da equipe que criou e produz anualmente o RUF - Ranking Universitário Folha. Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, ganhou os prêmios Estácio e Folha em diversos anos. Foi o primeiro estrangeiro a ser escolhido para a Spencer Fellowship, programa de jornalismo de educação na Universidade de Columbia (EUA).
Renata Cafardo
Diretora

Renata Cafardo cobre educação desde o ano 2000, quando começou a trabalhar em O Estado de S. Paulo como repórter. No jornal, foi também uma das responsáveis pela criação da página fixa sobre o tema e chefe de reportagem da editoria. Em 2010, tornou-se repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias especiais de educação, e por todos os telejornais diários. Foi finalista do Esso e vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, Estado e do Troféu Mulher Imprensa, como melhor repórter de jornal. Atualmente, escreve livro sobre o roubo do Enem, que será publicado pela editora Record.
Paulo Saldaña
Diretor

Paulo Saldaña é repórter de educação do caderno Cotidiano da jornal Folha de S.Paulo desde março de 2016. Antes, trabalhou por mais de 6 anos em O Estado de S. Paulo como setorista do tema. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Ministrou por cinco anos formação sobre cobertura de educação no Curso Estado de Jornalismo e coordenou a CentralFlipZona, redação formada por estudantes que cobrem a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ganhou em 2015 a categoria principal do Esso (atual ExxonMobil) e também recebeu os prêmios CNI, Andifes, Estado e Estácio.
Elisângela Fernandes
Diretora

Elisângela Fernandes é formada pela PUC-SP e desde 2008 atua como jornalista na área da educação. Trabalhou como repórter no movimento Todos pela Educação e nas revistas Nova Escola e Gestão Escolar. Foi assessora de imprensa da TV Univesp e coordenadora de comunicação e mobilização da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Atualmente é analista de comunicação do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Finalista do Esso 2013, foi vencedora dos prêmios Abril e Andifes em 2012.
Mariana Tokarnia
Diretora

Mariana Tokarnia é repórter da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde atua com setorista de educação desde 2013. Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), com intercâmbio na Universidade de Buenos Aires, e ex-bolsista do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) da UnB. Passou por redações como o SBT e o Jornal de Brasília e participou dos programas de treinee dos jornais Valor Econômico e O Estado S. Paulo. Foi finalista do prêmio Estácio e recebeu o certificado de Jornalista Destaque 2014 da UnB.
Margarida Azevedo
Diretora

Margarida Azevedo é repórter do caderno de Cidades do Jornal do Commercio, de Pernambuco, desde 1998. Entrou ainda estudante de jornalismo e está lá até hoje. Virou setorista de educação porque é apaixonada pelo tema. Antes de se formar jornalista, seu sonho era ser professora e até cursou dois anos de pedagogia. Ganhadora dos prêmios Cristina Tavares de Jornalismo e Senai, foi também finalista do Ayrton Senna e Embratel.
Sergio Pompeu
Editor

Sergio Pompeu é jornalista e tradutor. Trabalhou como repórter no Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo e na Gazeta Mercantil. No Estadão, foi editor do caderno Metrópole, do site de educação e dos suplementos Estadão.edu e Planeta. Finalista do Prêmio Esso, já venceu os prêmios Embratel e Allianz com reportagens e cadernos especiais sobre educação e meio ambiente.
COMITÊ

Angela Both Chagas, Rádio Gaúcha
Amanda Cieglinski, Agência Brasil
Elisângela Fernandes, Cenpec
Fábio Mazzitelli, Telefônica Educação Digital
José Brito Cunha, Canal Futura
Gustavo Paiva, Ação Educativa
Karina Yamamoto, UOL Educação
Leandro Beguoci, Nova Escola
Lúcia Saito, Seduc Amazonas
Luiz Evandro Ribeiro
Paulo de Camargo, Palavra Prima Comunicação
Ricardo Falzetta, Todos Pela Educação
Rubem Barros, Editora Segmento
Tatiana Klix, Porvir
apoiadores
Itau Social
Itau
Instituto C&A 25 anos
Telefonica Fundação / Vivo
Fundação Lemann
CENPEC
Campanha Nacional pelo direito à educação
Parto Lauand
Todos pela educação
Instituto Ayrton Senna
Instituto Unibanco
Fundação Roberto Marinho
OEI
ABRAJI
Cooperação reperesentação do Brasil
JeffreyGroup
primeira pessoa